Energia pelo ar: Os pesquisadores da Intel conseguiram progresso na transmissão wireless de energia. A Wireless Resonant Energy Link Technology (WREL, ou Tecnologia para a transmissão sem fio de energia ressonante) já permite a transmissão estável da corrente elétrica para receptores em movimento. A transmissão pode ser feita em praticamente qualquer direção e em uma distância de até 70cm.

Mountain View, Califórnia, 15 de julho de 2010 O cabo de alimentação e a bagunça dos fios, que fazem parte do dia a dia de muitas mesas, podem estar com os dias contados: a WREL pode transmitir energia elétrica pelo ar, sem a necessidade de cabos. Para que isso seja possível, a corrente elétrica é enviada por meio de uma bobina localizada no final da fonte e o campo magnético resultante ressoa em uma freqüência específica. Nessa freqüência, a bobina de recepção WREL pode coletar a energia e entregá-la ao dispositivo.


wireless_electricity.jpgA Intel demonstrou pela primeira vez a WREL em 2008: o senior fellow e chefe do departamento de tecnologia da Intel, Justin Rattner, demonstrou um lâmpada de 60w iluminada sem qualquer cabo conectado a ela no palco do Intel Developer Forum (IDF). Desde então a Intel também demonstrou como a WREL pode ligar um notebook sem bateria ou fazer com que caixas de som toquem música sem cabos.


Demonstração da WREL da Intel em ação – uma lâmpada de 60W acende sem nenhum cabo conectado a ela.

 

No Research@Intel em Mountain View, Califórnia, os pesquisadores da Intel Labs Seattle demonstraram que já podem mover o receptor na “zona mágica” (isso é, 70cm ao redor do transmissor WREL). Um algoritmo especial de rastreamento assegura o nível constante de energia. Além disso, o receptor já não precisa mais estar alinhado paralelamente com o transmissor. Os algoritmos adaptativos para a sintonização automática agora permitem que as bobinas do transmissor e do receptor fiquem a um ângulo de até 70 graus com a eficiência da transmissão permanecendo firme em 70 por cento.

Existe uma ampla gama de potenciais aplicações futuras para a WREL. Por exemplo, os transmissores WREL integrados a mesas poderiam carregar dispositivos móveis como telefones e notebooks automaticamente. O marca-passo cardíaco poderia extrair a energia por meio da WREL, tornando assim o uso de fios subcutâneos obsoleto. Controles remotos, fones de ouvidos bluetooth ou o teclado e o mouse também são dispositivos que se beneficiariam enormemente da energia wireless.

Sobre a campanha Intel Apaixonados pelo Futuro™

No Brasil, a campanha Intel Apaixonados pelo Futuro™ reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes são propriedade de outros.

Resultados de segundo quarto

  • Receita de USD 10,8 bilhões
  • Margem Bruta de 67 por cento
  • Lucro Operacional de USD 4 bilhões
  • Lucro Líquido de USD 2,9 bilhões
  • Lucro por Ação (EPS) de USD 0,51

Santa Clara, Califórnia, 14 de julho de 2010 – A Intel Corporation divulgou hoje a receita do segundo trimestre de USD 10,8 bilhões, uma alta de 34 por cento ano a ano. A empresa divulgou o lucro operacional de USD 4 bilhões, lucro líquido de USD 2,9 bilhões e EPS de USD 0,51.

"A forte demanda dos clientes corporativos pelos nossos microprocessadores mais avançados ajudou a Intel a obter o melhor trimestre dos 42 anos de história da empresa", declarou Paul Otellini, presidente e CEO da Intel. "A nossa liderança em processo tecnológico, somado aos atraentes designs de arquitetura cada vez mais diferenciam os produtos baseados na Intel no mercado. Os segmentos de PCs e servidores estão saudáveis e a demanda por tecnologias inovadoras continuará a aumentar no futuro próximo".

Comparação Financeira GAAP

Resultados trimestrais

Q2 2010

Vs. Q1 2010

Vs. Q2 2009

Receita

USD 10,8 bilhões

Alta de USD 466 milhões

Alta de USD 2,7 bilhões

Lucro Operacional

USD 4,0 bilhões

Alta de USD 533 milhões

Alta de USD 4 bilhões

Lucro Líquido

USD 2,9 bilhões

Alta de USD 445 milhões

Alta de USD 3,3 bilhões

Lucro por Ação

USD 0,51

Alta de USD 0,08

Alta de USD 0,58

Comparação financeira Não-GAAP excluindo a multa de USD 1,45 bilhões da Comissão Européia no 2º trimestre de 2009

Resultados trimestrais

Q2 2010

Vs. Q2 2009

Receita

USD 10,8 bilhões

Alta de USD 2,7 bilhões

Alta de 34 por cento

Lucro Operacional

USD 4,0 bilhões

Alta de USD 2,5 bilhões

Alta de 177 por cento

Lucro Líquido

USD 2,900 millones

Alta de USD 1,8 bilhões

Alta de 175 por cento

Lucro por Ação

USD 0,51

Alta de USD 0,33

Alta de 183 por cento

Destaques do segundo trimestre de 2010

  • A receita do Grupo PC Client teve uma alta de dos por cento seqüencialmente, com receita recorde para os microprocessadores móveis.
  • A receita do Grupo para Data Center teve uma alta de 13 por cento seqüencialmente, com receita recorde para os microprocessadores para servidores.
  • A receita dos microprocessadores e chipsets Intel® Atom™ foi de USD 413 milhões, uma alta de 16 por cento seqüencialmente.
  • O preço médio para venda (ASP, na sigla em inglês) para os microprocessadores teve uma ligeira alta, seqüencialmente.
  • A margem bruta foi de 67 por cento, três pontos percentuais acima da média prevista pela empresa, entre 62 e 66 por cento.
  • O gasto com P&D mais MG&A (Fusões e Aquisições) foi de USD 3,25 bilhões, acima da expectativa anterior da empresa de aproximadamente USD 3,1 bilhões.
  • O ganho líquido com títulos de investimento, juros e outros foi de USD 204 milhões, acima da expectativa revisada da empresa de USD 180 milhões.
  • A taxa efetiva da alíquota fiscal foi de 31 por cento, ligeiramente abaixo da expectativa revisada da empresa de aproximadamente 32 por cento.

Perspectivas de negócios

As perspectivas para o terceiro trimestre não incluem o efeito de quaisquer aquisições, alienações ou outras transações similares que possam ser concluídas após o dia 12 de julho.

Q3 2010

  • Receita: USD 11,6 bilhões, mais ou menos USD 400 milhões.
  • Margem bruta: 67 por cento, mais ou menos dois pontos percentuais.
  • Gasto com P&D mais MG&A: Aproximadamente USD 3,2 bilhões.
  • Impacto de investimentos em títulos, juros e outros: aproximadamente zero.
  • Depreciação: Aproximadamente: USD 1,1 bilhão.

Ano de 2010

  • Margem bruta: 66 por cento, mais ou menos dois pontos percentuais. A expectativa anterior da empresa era de 64 por cento, mais ou menos dois pontos percentuais.
  • Gastos (P&D mais MG&A): USD 12,7 bilhões, mais ou menos USD 100 milhões. A expectativa anterior da empresa era de USD 12,4 bilhões, mais ou menos USD 100 milhões.
  • Gastos com P&D: Aproximadamente USD 6,6 bilhões. A expectativa anterior da empresa era de aproximadamente USD 6,4 bilhões.
  • Alíquota fiscal: Aproximadamente 32 por cento para o terceiro e quarto trimestres, acima da expectativa anterior da empresa de 31 por cento.
  • Depreciação: Aproximadamente USD 4,4 bilhões, mais ou menos 100 milhões.
  • Gasto de capital: USD 5,4 bilhões, mais ou menos USD 200 milhões. A expectativa anterior da empresa era de USD 4,8 bilhões, mais ou menos USD 100 milhões.

Status da perspectiva de negócios

Durante o trimestre, representantes corporativos da Intel poderão reiterar as Perspectivas dos Negócios em reuniões privadas com investidores, analistas de investimentos, a imprensa e outros. Do fechamento dos negócios em 27 de agosto até a publicação dos resultados financeiros da empresa para o terceiro trimestre, a Intel observará um "Período de Silêncio" durante o qual as Perspectivas de Negócios e os relatórios encaminhados à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA devem ser considerados históricos, referentes apenas a antes do Período de Silêncio e não sujeitos a atualização pela empresa.

Fatores de risco

As declarações contidas acima e quaisquer outras neste documento referentes a planos e expectativas para o terceiro trimestre, o ano e o futuro são previsões e envolvem vários riscos e incertezas. Muitos fatores podem afetar os resultados reais da Intel, e as variações das atuais expectativas da Intel sobre tais fatores podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles expressados nessas previsões. A Intel atualmente considera os fatores listados abaixo importantes e que poderiam fazer com que os resultados reais difiram materialmente das expectativas publicadas pela empresa.

  • A demanda pode ser diferente das expectativas da Intel devido a fatores que incluem mudanças nas condições econômicas e financeiras, aceitação dos produtos da Intel® e de seus concorrentes pelo mercado, mudanças nos padrões dos pedidos de clientes, incluindo cancelamento de pedidos e mudanças no nível de inventário dos clientes.
  • A Intel opera em indústrias extremamente competitivas que são caracterizadas por uma alta porcentagem de custos fixos difíceis de serem reduzidos em curto prazo e pela demanda de produtos que é altamente variável e difícil de prever. Além disso, a Intel está em processo de transição para a sua próxima geração de produtos com o processo tecnológico de 32nm, e poderão haver problemas de execução associados a essas mudanças, incluindo defeitos de produtos e erratas, juntamente com uma capacidade de manufatura abaixo do esperado. A receita e o percentual de margem bruta são afetados pelo timing dos lançamentos dos produtos da Intel e pela demanda e aceitação dos produtos da Intel pelo mercado; atitudes tomadas por concorrentes da Intel incluindo ofertas de produtos e lançamentos, programas de marketing, pressões de preços e a resposta da Intel a essas ações; falhas e interrupções no fornecimento de materiais ou recursos, pela habilidade de respostas rápidas da Intel aos desenvolvimentos tecnológicos para incorporar novas características aos seus produtos.
  • O percentual de margem bruta pode variar significativamente das expectativas com base em mudanças nos níveis de receita; mix e preço dos produtos, custos para o início de produção, variações na avaliação do estoque, incluindo variações relacionadas ao ritmo para o oferecimento de produtos qualificados para a venda; estoque em excesso ou obsoleto; escala de manufatura; variação nos preços unitários; depreciação de ativos de longa duração, incluindo manufatura, montagem/teste e ativos intangíveis; o ritmo de execução do nível de produção e custos associados; e a utilização da capacidade.
  • As despesas, particularmente algumas despesas de marketing e compensações, bem como os gastos com reestruturação e redução de bens, podem variar dependendo do nível de demanda para os produtos da Intel e do nível de receita e lucros.
  • A expectativa de alíquota de imposto baseia-se na lei fiscal atual e na receita esperada atual. A alíquota de imposto pode ser afetada pela jurisdição em que lucros são determinados para serem ganhos e taxados; mudanças nas estimativas de créditos, benefícios e deduções; a resolução de problemas advindos de auditorias fiscais junto a diversas autoridades fiscais, incluindo o pagamento de juros e multas; e a capacidade de realizar ativos de imposto diferido.
  • Ganhos ou perdas com títulos de investimentos, juros e outros também podem variar das expectativas dependendo dos ganhos e perdas com a venda ou troca de ações, ganhos e perdas com métodos de investimentos em ações, despesas relacionadas ao débito de seguros, bem como com juros e outros investimentos, taxas de juros, balanços de caixa e mudanças no valor de instrumentos derivativos.
  • A maioria do portfólio da Intel de investimentos em títulos não-negociáveis está concentrada em empresas do segmento de memória flash e o declínio desse segmento ou mudanças nos planos de gerenciamento, com respeito aos nossos investimentos nesse segmento de mercado, poderia resultar em significativos custos com a redução de bens, afetando os ganhos/perdas com títulos de investimentos, juros e outros.
  • Os resultados da Intel podem ser afetados por condições econômicas, sociais e políticas imprevistas nos países em que a Intel, seus clientes ou seus fornecedores atuam, incluindo conflitos militares e outros riscos à segurança, desastres naturais, possíveis interrupções de infra-estrutura, preocupações com a saúde e flutuações nas taxas de câmbio de moeda estrangeira.
  • Os resultados da Intel poderiam ser afetados pelo ritmo de fechamento de aquisições e alienações.
  • Os resultados da Intel também poderiam ser afetados por efeitos adversos associados a defeitos e errata de produtos (desvios de especificações publicadas) e por questões de litígio ou regulatórias envolvendo propriedade intelectual, acionista, consumidor, antitruste e outras, como as questões de litígio e regulatórias descritas em relatórios da Intel à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos. Uma administração desfavorável poderia resultar em prejuízos financeiros ou a proibição de fabricar e vender um ou mais produtos, prejudicando práticas empresariais particulares, afetando a nossa habilidade de projetar nossos produtos, ou que requeiram outras medidas de remediação como o licenciamento compulsório de propriedade intelectual.

Uma discussão mais detalhada sobre esses e outros fatores que poderiam afetar os resultados da Intel, está contida nos relatórios da Intel para a Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos, incluindo o relatório em Formulário 10-Q para o trimestre fiscal findo em 27 de março de 2010.

Webcast dos resultados financeiros

A Intel realizou uma transmissão pública via internet ontem às 2:30 PDT no seu web site de relacionamento com investidores em www.intc.com . O replay da webcast e o áudio MP3 também estão disponibilizados para download no site.

A Intel planeja divulgar os seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2010 na terça-feira, dia 12 de outubro de 2010. Após a publicação dos resultados financeiros, a empresa planeja publicar os comentários de Stacy J. Smith, vice-presidente e chefe do departamento financeiro em www.intc.com/results.cfm . Uma transmissão pública online da coletiva para a divulgação dos resultados financeiros da Intel será realizada em seguida, às 2:30 p.m. PDT em www.intc.com .

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel, o logo da Intel e Intel Atom são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

São Paulo será palco da próxima festa que acontece em agosto

Notícias em Destaque:

  • Projeto teve início em NY e reúne mais de 80 artistas de sete países diferentes, incluindo Alexandre Herchcovitch.
  • Festa em Londres terá mais de 12 horas de duração e apresentará música, exposições e performance

São Paulo, 13 de julho de 2010 – A Intel e a Vice realizam em Londres a segunda festa do The Creators project, iniciativa desenvolvida para conectar jovens de todo o mundo que têm algo em comum: a paixão pela criatividade e tecnologia.

O projeto busca identificar artistas proeminentes e permitir que os mesmos exibam suas obras e visões artísticas através de formas interativas, com debates criativos, novos projetos de colaboração multidisciplinar e o site de vídeos. O www.thecreatorsproject.com, funciona como o coração do projeto e transmitirá ao vivo as entrevistas, shows, mostras e debates que acontecerão durante os eventos.

A festa de Londres acontece no Victoria House dia 17 de julho e vai do meio-dia às Três da manhã. Com uma programação eclética que inclui música, performance artística e filmes, o evento contará com a presença do produtor musical Mark Ronson, do músico Kele Okereke, vocalista da banda britânica de rock Bloc Party, além de diversos outros artistas.

A celebração é a segunda dentre os grandes eventos internacionais que irão reunir milhares de pessoas em shows, exposições de arte, exibições de filmes e debates. The Creators Project se iniciou em Nova York e seguirá para São Paulo em agosto. Após o Brasil, o projeto vai para Seul, e acabará em Pequim com um mega evento de três dias que reunirá artistas e exposições de todo o mundo.

Ao todo, são mais de 80 artistas provenientes de sete países que participam do The Creators project: Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, China e Coréia do Sul. A cuidadosa seleção inclui tanto criadores já estabelecidos como Alexandre Herchcovitch, CSS, Phoenix, Mira Calix e Nick Zinner do Yeah Yeah Yeahs, quanto uma nova geração com trabalhos inovadores em cinema independente, arquitetura futurista, eletrônica de vanguarda e moda. Este vasto elenco de criadores é unido pela crença de que a tecnologia e suas ferramentas ajudam a ultrapassar barreiras artísticas e transformam idéias em realidade.

Confira abaixo a programação do evento:

MÚSICA

  • Mark Ronson
  • Kele Okereke
  • Flats
  • Yuck
  • Filthy Dukes
  • Trevor Jackson
  • Saam Farahmand
  • Mumdance
  • Crispin Dior
  • And special guests

EXPOSIÇÕES / PERFORMANCES

  • Radical Friend, The Digital Flesh
  • United Visual Artists, Triptych & Hereafter
  • Karl Sadler, Forest: Corridor
  • Nick Zinner, A.D.A.B.A.
  • Takeshi Murata, Melter 2
  • Spike Jonze, 'I'm Here' Means A Lot To Me
  • DSP, [Z] ink
  • Mark Essen, Jetpack Baseball & NIDHOGG
  • Li Hui, Cloudy Mushroom
  • Felix Thorn, Felix's Machines

FILMES

  • Spike Jonze, I’m Here
  • OneDotZero, Wow + Flutter
  • Danny Perez/Animal Collective, ODDSAC
  • Ladj Ly, Go Fast Connexion
  • Peng Lei, A Room With A Cat
  • Ray Lei, The Face
  • Patrick Jean, Pixels
  • Sun Haipeng, (Três filmes)

Sobre a VICE:

A VICE foi fundada no ano de 1994 em Montreal, Canadá como um zine local e graças aos avanços da tecnologia se tornou a empresa de mídia global que é hoje. As inovações em editoração eletrônica viabilizaram a criação da revista nos anos 90 e, mais recentemente, a produção e pós-produção de filmes digitais e a rápida distribuição online possibilitaram que a VICE criasse seu próprio canal, a VBS.TV.

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel, e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedade de outros.

Tecnologias Embarcadas da Intel® prometem revolucionar os automóveis

São Paulo, 13 de Julho de 2010 – Trazer a Internet para o carro vai muito além de encaixar um computador no painel ou no banco do passageiro. A integração de sistemas inteligente e conectados aos automóveis promete grandes revoluções na indústria nos próximos anos. Com o uso de processadores embarcados Intel® Atom™, o carro do futuro estará conectado a Internet 100 por cento do tempo e trará uma lista de funcionalidades inovadoras, incluindo ferramentas de diagnóstico, segurança, monitoramento, entretenimento e uso racional de energia elétrica.

smartcar.jpg

Demonstrado durante o Research@Intel Day 2010 em Sunnyvalle, California, o "carro inteligente" transforma o ato de dirigir e de gerenciar o veículo. A partir do uso de Embedded Intel® Architecture Processors de alta capacidade, câmeras, softwares de reconhecimento 3D e conexão sem fio de alta velocidade, o carro do futuro será mais econômico, seguro e confortável.

Cheque o combustível, dê ignição, verifique o que está acontecendo ao redor de seu veículo diretamente de um laptop – esta é apenas uma das muitas inovações do Carro Inteligente

Controle remoto

O carro inteligente está conectado a Internet o tempo todo e comunica-se diretamente com seus outros dispositivos, como smartphone ou notebook. A partir de um browser de Internet, você poderá realizar diagnósticos, ligar ou desligar o carro, controlar o ar condicionado ou até mesmo espiar o interior do carro através de câmeras instaladas no veículo.

Tecnologia contra roubo Intel®

Sempre que o seu alarme dispara, o carro automaticamente envia uma mensagem de texto para o seu celular com um link para a página de seu carro na Internet. Nesta página, você pode assistir vídeos do que acontece no interior ou ao redor do seu carro em tempo real, bem como do momento imediatamente anterior ao alarme ser disparado. Você também pode enviar comandos pela Internet para trancar as portas ou até mesmo desligar o carro. Você também pode rastrear seu carro em tempo real através do GPS, mostrando sua localização atual em um mapa.

Co-Piloto Inteligente

O carro inteligente é capaz de reconhecer o que acontece ao seu redor e medir a distância entre seu veículo e o carro da frente ou de trás com precisão de poucos centímetros. Ele pode também calcular a velocidade e a posição relativa de outros veículos, avisando o motorista sempre que uma situação potencialmente perigosa surgir.

"Caixa-Preta"

Quando o acidente for inevitável, o sistema do carro será capaz de armazenar todos os dados referentes a viagem em uma "caixa-preta" semelhante a usada nos aviões modernos. Estas informações podem ajudar as autoridades a descobrir as reais causas de um acidente e também ajudar a criar veículos mais seguros no futuro.

Movido a eletricidade

O carro do futuro não vai ser só conectado – vai ser também elétrico. Embora a tecnologia para os carros elétricos já exista há algum tempo, há um grande problema no gerenciamento de energia para os automóveis. A Intel, que já conta com tecnologias inteligentes para o uso de energia em seus processadores, agora pesquisa como os carros do futuro poderão funcionar de forma mais eficiente, rodando mais sem necessitar de muita eletricidade.

Sobre a campanha Intel Apaixonados pelo Futuro™

No Brasil, a campanha Intel Apaixonados pelo Futuro™ reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel, o logo da Intel e Intel Atom são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

Por meio do Programa Intel® Educar, professores da Educação Básica recebem cursos para o uso efetivo de tecnologia em sala de aula

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2010 – Após a realização da primeira etapa do programa, na qual a Intel com o apoio da Fundação Bradesco e da Secretaria Estadual da Educação do Rio de Janeiro capacitou 250 mediadores do curso Intel® Educar – Fundamentos Básicos, o programa inicia nesta semana em diversas cidades do estado, a segunda fase da capacitação com a meta de atingir 700 orientadores de tecnologia da rede estadual. O objetivo desta fase é capacitar cerca de mil mediadores, possibilitando que o curso atinja todos os 55 mil professores da Educação Básica na rede pública do estado. Além da capacitação, a Intel também se compromete com a distribuição gratuita do material didático das aulas. Os cursos se desenvolvem diretamente nas escolas ou nos Polos da Casa do Educador.

Além das 32 horas do curso Intel Educar – Fundamentos Básicos, no qual os professores iniciam o seu contato com o computador e discutem as habilidades do século XXI – que os alunos podem desenvolver com mais facilidade a partir de um computador, são ministradas mais oito horas do ‘Conexão Educação’ – programa de informatização das escolas do Governo do Estado.

O Programa Intel® Educar certifica os professores e tem como objetivo habilitá-los para usar o computador de maneira mais efetiva na sala de aula integrando tecnologia e aluno. Entre outras funcionalidades do curso, os professores são capacitados a desenvolver planos de aula e novos instrumentos de avaliação, além da criação de páginas na web. Com o maior conhecimento tecnológico dos professores, espera-se que estas informações cheguem aos estudantes e leve toda a sala de aula a usar a Internet como instrumento de pesquisa e comunicação, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio crítico e das competências de colaboração.

A capacitação, que faz parte da iniciativa de responsabilidade social da Intel, já certificou mais de oito milhões de professores em mais de 40 países e quer alcançar o número de 13 milhões de professores até o ano de 2011.

Serviço

As escolas e professores públicos estaduais interessados em participar das capacitações devem procurar pelo Polo da Casa do Educador ou a Coordenadoria Regional de Educação da sua região.

A Iniciativa Intel® para Educação

Apenas ao longo da última década, a Intel investiu mais de USD um bilhão e seus funcionários doaram mais de 2,5 milhões de horas de trabalho voluntário para melhorar a educação em 50 países. Para aprender mais sobre a Iniciativa Intel® para Educação, visite www.intel.com/education e o blog de RSC da Intel em blogs.intel.com/csr . Para se unir à comunidade da Intel de pessoas que compartilham suas histórias com a esperança de se tornarem um catalisador para a ação e uma voz para a mudança na educação global, visite www.inspiredbyeducation.com .

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel, o logo da Intel e são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.

Site que oferece estímulo para incremento de competitividade já está no ar

São Paulo, 07 de Julho de 2010 – A Intel Brasil lança para o mercado de pequenas e médias empresas um site especial para estimular a competitividade nas organizações. O novo site traz diversas dicas, casos de sucesso, treinamento e também o medidor de competitividade, desenvolvido pelo Movimento Brasil Competitivo.

O site www.kitcompetitividade.com.br faz parte da iniciativa realizada em conjunto com Itautec, Embratel, Banco Itaú, Google e as organizações Movimento Brasil Competitivo e Câmara-e.net que tem como objetivo oferecer aos pequenos e médios administradores mais conectividade, vantagens competitivas e ferramentas informatizadas de suporte. Por meio do site, é possível ter acesso às soluções propostas para diferentes tipos de empresa. Cada parceiro traz sua expertise para o mercado das MPEs, disponibilizando soluções e ferramentas por preços abaixo aos de mercado.

A capacitação será oferecida pela Intel, por meio do Next Generation Center, que oferece capacitação e treinamento para que os empresários possam entender e utilizar o ambiente digital a seu favor. Os cursos para MPEs no Next Generation Center trazem informações importantes de forma simplificada, para que os empresários sem muito contato com a tecnologia possam se familiarizar com os diversos usos de computadores e Internet dentro de suas empresas. Os interessados podem acessar o site www.nextgenerationcenter.com para mais informações sobre os cursos disponíveis.

Para mais informações, acesse o www.kitcompetitividade.com.br ou entre em contato pelo telefone 0800-121-4444.

Sobre a campanha Apaixonados pelo Futuro™

No Brasil, a campanha Intel Apaixonados pelo Futuro™ reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel, o logo da Intel e são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

O Fast Track Experience irá levar desenvolvedores para o Intel Developer Forum (IDF) 2010, nos Estados Unidos

São Paulo, 07 de Julho de 2010 – A Intel, através de seu Programa de parceria de software Intel®, promove o concurso Fast Track Experience, que irá levar desenvolvedores de software de todo o mundo para participar da edição 2010 do Intel Developer Forum (IDF), evento da Intel voltado a inovação e desenvolvimento de tecnologias de ponta. As inscrições estão abertas e vão até o dia 16 de Julho.

Desenvolvedores de diversas regiões do planeta terão a oportunidade de participar do IDF. Para participar, o desenvolvedor precisa ser associado ao Programa de parceria de software Intel e utilizar a ferramenta de avaliação Software Assessment Tool oferecida gratuitamente pela Intel para avaliar um software e concluir seu relatório de desempenho. Após este processo, basta preencher o formulário de inscrição on-line no site do Fast Track Experience e descrever, em até 50 palavras, como as ferramentas da Intel ajudaram no desenvolvimento e aprimoramento do software, além de sugerir novos recursos e capacidades para a ferramenta. O desenvolvedor que realizar a melhor avaliação e sugestão de aprimoramento terá sua inscrição e viagem para o IDF 2010 totalmente pagas pela Intel.

O Programa de parceria de software Intel é uma iniciativa comunitária virtual para vendedores de software independentes (ISVs) no Brasil. O programa está disponível para qualquer empresa de desenvolvimento de software comercial ou serviços aplicados a tecnologias Intel®, e oferece aos seus membros um portfólio de soluções técnicas, de planejamento, marketing e vendas que facilitem o crescimento do seu negócio, para conquistar novos clientes ou para se manter na vanguarda do desenvolvimento de software. A associação é gratuita e pode ser feita pelo site do Programa de parceria de software Intel.

Sobre a campanha Intel Apaixonados pelo Futuro™

No Brasil, a campanha Intel Apaixonados pelo Futuro™ reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel, o logo da Intel e Intel Core são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.

Por meio do Programa Intel® Educar, professores da Educação Básica receberão cursos para o uso efetivo de tecnologia em sala de aula

Aracaju, 5 de julho de 2010 – A Intel, com o apoio da Fundação Bradesco e da Secretaria Estadual da Educação do Sergipe, realizará em Aracaju até o dia 6 de julho, a capacitação de 20 profissionais da Secretaria Estadual da Educação para o uso efetivo de computadores nas salas de aula. Após esta capacitação, os 20 profissionais atuarão como mediadores para a realização de cursos com 400 professores da Educação Básica na rede pública de todo o estado. Na parceria, a Intel trouxe um especialista em ‘Integração entre Educação e Tecnologia’ para trabalhar com os 20 profissionais, além de se comprometer com a distribuição gratuita do material do curso.

O Programa Intel® Educar certifica os professores e tem como objetivo habilitá-los para usar o computador de maneira mais efetiva integrando a tecnologia em sala de aula, promovendo a resolução de problemas, o raciocínio crítico e as competências de colaboração.

A capacitação, que faz parte da iniciativa de responsabilidade social da Intel, já certificou mais de oito milhões de professores em mais de 40 países e quer alcançar o número de 13 milhões de professores até o ano de 2011.

A Iniciativa Intel® para Educação

Apenas ao longo da última década, a Intel investiu mais de USD um bilhão e seus funcionários doaram mais de 2,5 milhões de horas de trabalho voluntário para melhorar a educação em 50 países. Para aprender mais sobre a Iniciativa Intel® para Educação, visite www.intel.com/education e o blog de RSC da Intel em blogs.intel.com/csr . Para se unir à comunidade da Intel de pessoas que compartilham suas histórias com a esperança de se tornarem um catalisador para a ação e uma voz para a mudança na educação global, visite www.inspiredbyeducation.com .

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel, o logo da Intel e são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.

Os pesquisadores reinventam o futuro no evento anual de Pesquisa e Desenvolvimento

Notícias em Destaque:

  • No evento anual de pesquisa da Intel o Chefe do Departamento de Tecnologia da empresa anunciou uma nova divisão da Intel Labs que deverá reinventar a experiência da computação de maneiras que podemos apenas começar a imaginar.
  • Por meio de um profundo estudo para compreender como as pessoas usam e se relacionam com a tecnologia, e aproveitando a longa história da Intel em exploração de tecnologias inovadoras, a nova divisão busca criar experiências revolucionárias com televisão, automóveis, sinalização e mais.
  • Em exposição no evento está apenas uma primeira ideia sobre as futuras tecnologias capazes de possibilitar que os dispositivos pessoais aprendam e compreendam quem somos e como vivemos, técnicas que revolucionarão o relacionamento social, o reconhecimento de objetos usados no dia a dia, a interpretação de gestos e até a leitura de mentes.

 

Mountain View, Califórnia, 01 de julho de 2010 – No evento anual de Pesquisa da Intel Labs, o Chefe do Departamento de Tecnologia da Intel Corporation, Justin Rattner, anunciou uma nova divisão de pesquisa, chamada de Pesquisa em Interação e Experiência, que está focada na definição de novas experiências de usuários e novas plataformas computacionais. As inovações que estão saindo dos laboratórios deverão ajudar a reimaginar como experimentaremos a computação no futuro.

Possível graças à Lei de Moore e aos avanços em desempenho já disponíveis por todos os dispositivos computacionais, incluindo o PC tradicional, o engajamento e a experiência da empresa com a tecnologia, de acordo com Rattner, se tornará muito mais pessoal e social por meio dos contextos individuais do usuário informados por sensores, ampliado pela inteligência das nuvens e fomentado por interfaces mais naturais como o toque, os gestos e a voz.

"A melhor tecnologia já não é o bastante atualmente", disse Rattner. "Tanto que os valores individuais atualmente são profundamente baseados em experiências pessoais e informações. Quando eu olho para o futuro, essa é a maior mudança que eu vejo ocorrendo na computação. Na Intel, estamos melhorando as nossas capacidades nas áreas de experiência e interação do usuário há mais de uma década. Recentemente montamos uma excelente equipe de pesquisadores formada tanto por especialistas em interfaces de usuário, quanto por cientistas sociais, para criar a próxima geração da interface do usuário. Aprendemos, por exemplo, que a experiência da televisão não é a mesma coisa que a experiência na web, mesmo que cada vez mais o conteúdo televisivo seja entregue via Internet. Navegar na web em uma tela de três metros é uma experiência que poucas pessoas experimentam, mas a experiência da televisão via Internet é um grande passo para além das transmissões".

Rattner disse que a nova divisão será liderada na Intel por Genevieve Bell, que tem sido um dos principais defensores de designs centrados no usuário na Intel há mais de uma década.

"A Intel agora está em mais coisas presentes na vida das pessoas do que simplesmente o computador", declarou Bell. "Os chips da Intel® e a Internet já estão em televisões, decodificadores, dispositivos portáteis, automóveis, sinalização e mais. A divisão de Pesquisa em Interação e Experiência aproveitará os 15 anos de estudo sobre as maneiras como as pessoas usam, reusam e resistem a novas tecnologias de informação e comunicação. Os pesquisadores das áreas de ciência social, design e interação humano-computador continuarão essa missão – fazendo perguntas sobre como as pessoas avaliarão o que elas usarão em suas vidas e o que elas adoram nas coisas que elas já possuem. Essas informações serão casadas com uma pesquisa com grande foco em tecnologia para a próxima geração de interfaces de usuário, interações do usuário e mudanças no conteúdo de mídia e padrões de consumo".

A Intel Labs já possui um forte foco na próxima geração das tecnologias para a experiência do usuário. O trabalho atual sobre o contexto e a localização resultou em inúmeras ideias e possibilidades tecnológicas. Por exemplo, a ideia de que os dispositivos compreenderão seus arredores, se comunicarão uns com os outros e mudarão o comportamento ou reagirão com base no ambiente do usuário. Um projeto em particular exibido no evento, o coined SENS, representa uma nova onda de relacionamento social que fornece a habilidade de monitorar em tempo real atividades e demonstrar essas atividades ao vivo, diretamente para os amigos da sua rede social e família. Essa pesquisa demonstra como a compreensão do contexto graças a sensores embarcados no dispositivo pode significar uma experiência de usuário completamente nova, como "Shadow Avatar" e "Socially Augmented Reality" (Realidade Aumentada Socialmente) com base nas novas tendências de compartilhamento e presença na mídia.

Os pesquisadores também demonstraram um sensor de energia experimental de baixo custo que poderia ajudar a mudar a maneira como os consumidores gerenciam o seu consumo pessoal de energia em casa. Quando usado em conjunto com um monitor de informações do lar, ele monitoraria o uso e recomendaria soluções para aumentar a eficiência, recompensando o sucesso. Esse sensor precisa apenas ser ligado à fiação elétrica para instantaneamente medir e relatar, de maneira wireless, o consumo de energia de cada utensílio doméstico, fornecendo dados para analisar o consumo de energia dos dispositivos e eletrodomésticos de toda a casa. Essa tecnologia é o centro de um sistema de gestão do consumo pessoal de energia que pode levar a importantes mudanças em comportamento e economizar quantidades incríveis de energia.

Outra tecnologia demonstrada no evento muda o engajamento do usuário com a tecnologia. Por exemplo, a pesquisa foi demonstrada com o uso de projeção e câmeras 3-D para iluminar superfícies próximas exibindo botões, janelas, imagens e vídeos em superfícies de trabalho, mesas ou outros espaços planos. O sistema de vídeo e visão é capaz de reconhecer gestos e objetos, transformando superfícies usadas no dia a dia, como a bancada da cozinha, a mesa da sala ou a carteira da sala de aula em um portal interativo para o dispositivo e a Internet. Também foi demonstrado um exemplo mais futurístico, um computador capaz de ler os pensamentos do usuário, eliminando a necessidade da digitação.

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel o logo da Intel e Intel Core são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

*Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.

Filter News Archive

By date:
By tag: