Currently Being Moderated

A Intel investirá recursos e cederá ferramentas, conhecimentos e tecnologias para que a SpaceMETA coloque robôs produzidos 100% no Brasil no solo lunar ainda em 2012

NOTÍCIAS EM DESTAQUE:


  • A Intel é a primeira patrocinadora oficial da SpaceMETA, empreitada nacional para colocar um veículo não tripulado na superfície lunar até o final de 2012.
  • O projeto faz parte da competição Google Lunar XPrize, que premiará a primeira iniciativa privada que conseguir colocar um módulo lunar funcional no satélite da Terra
  • Três robôs equipados com processadores Intel Atom de baixo consumo de energia serão enviados à Lua até o final de 2012.

São Paulo, 20 de maio de 2011 - A Intel é a primeira empresa patrocinadora da SpaceMETA, iniciativa privada nacional que visa colocar um veículo não tripulado na superfície da lua até o final de 2012. A iniciativa busca conquistar o prêmio de US$ 30 milhões oferecido pelo Google e pela XPrize Foundation para estimular a inovação o interesse de iniciativas privadas pela exploração espacial. A Intel, empresa líder mundial em inovação, traz toda a sua expertise e tecnologia de ponta para o projeto brasileiro.

 

Para levar o prêmio oferecido pela competição, o módulo brasileiro deve ser capaz de executar algumas atividades em solo lunar: o módulo precisará se locomover por uma distância de pelo menos 500 metros e enviar um vídeo em alta resolução de volta para a Terra. O projeto brasileiro, capitaneado pelo empresário Sérgio Cabral Cavalcanti, aposta em tecnologia de ponta, não-poluente e 100% projetado no Brasil.

 

“Na Intel, vivemos em uma atmosfera movida à inovação e quebra de paradigmas. Uma das nossas metas é incentivar as pessoas a pensarem o futuro e torná-lo uma realidade.”, explica Max Leite, Diretor Mundial do Grupo de Plataformas para Mercados Emergentes da Intel e membro do conselho da SpaceMETA. “Embarcamos nessa empreitada por confiar na capacidade do Brasil de inovar e resolver grandes problemas. O país também tem a chance de se posicionar na vanguarda da exploração espacial, uma área que traz grandes desafios, mas também incontáveis promessas no campo científico.”

 

A Intel participa do projeto com apoio financeiro e também com conhecimentos e tecnologias de última geração. Os três módulos lunares que a SpaceMETA pretende enviar à lua serão alimentados por processadores Intel® Atom™ de baixíssimo consumo de energia – um item importante para o sucesso de missão, que dependerá de painéis solares para funcionar durante a viagem e na superfície lunar.

 

A tecnologia da Intel também será utilizada durante todo o processo de simulação da viagem, tirando proveito da alta performance oferecida pelos processadores Intel® Xeon™. As simulações necessárias para calcular todos os fatores envolvidos no lançamento, viagem e pouso do módulo lunar demandam enorme capacidade de cálculo – exigindo, em alguns momentos, pelo menos 140 servidores trabalhando de forma paralela para realizar todas as operações matemáticas e garantir o sucesso da empreitada. As novas capacidades gráficas presentes na mais nova geração de processadores da Intel também trará vantagens ao projeto.

 

“A tecnologia de ponta da Intel dá ao Brasil uma grande vantagem nesta competição”, explica Sérgio Cabral, da SpaceMETA. “Utilizando o que existe de mais moderno em processamento para nossas simulações e controle da missão, pretendemos colocar o país em posição de destaque na comunidade científica internacional, trazendo novas oportunidades para a difusão de ideias inovadoras nascidas em solo nacional.”

 

Sobre a campanha Apaixonados pelo Futuro

No Brasil, a campanha “Apaixonados pelo Futuro” reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

 

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br.

Sobre a SpaceMETA

         A SpaceMETA ( www.spacemeta.com ) é uma empresa brasileira , criada no IdeaValley ( www.ideavalley.com.br ), sendo o único time brasileiro participando do desafio GLXP da XPrize Fondation com o objetivo de enviar uma missão robótica para realizar tarefas em solo lunar.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.

Comments

Filter News Archive

By date:
By tag: