Currently Being Moderated

A catarinense Pixeon é a mais nova empresa brasileira no portfólio da Intel Capital. É o primeiro investimento da Intel na área de tecnologia para Saúde na América Latina


São Paulo, 16 de novembro de 2011 – A Intel Capital, divisão de investimentos estratégicos da Intel, anuncia a sua entrada no mercado de tecnologia para a saúde na América Latina com um investimento na empresa catarinense Pixeon, sediada em Florianópolis. A Pixeon é a maior empresa brasileira especializada no segmento de PACS (sigla em inglês para Sistema de Gestão de Imagens Médicas), tecnologia que permite a gestão e processamento de imagens médicas de forma totalmente digital, trazendo menores custos e ganhos em eficiência para hospitais e clínicas diagnósticas. Com o aporte recebido, a catarinense espera expandir ainda mais sua atuação no Brasil e suas operações para a Argentina e outros países da América Latina.

No mercado há oito anos, a Pixeon está presente em todas as regiões do Brasil, com mais de 150 bases de PACS instaladas - algumas em hospitais referência no atendimento do país - e também na Argentina, onde iniciou suas atividades em 2011.

Embora já represente um mercado bilionário no exterior – o faturamento global do segmento de PACS ultrapassou US$ 3.5 bilhões em 2010 – o mercado brasileiro ainda encontra-se em fase inicial de penetração, com um número ainda relativamente pequeno de clínicas e hospitais que faz uso de tecnologias digitais de última geração para gestão e interpretação de imagens médicas. Em contraste ao mercado brasileiro, a adoção deste tipo de tecnologia se aproxima a 90% nos EUA e Europa.

 

A Pixeon é pioneira no Brasil com tecnologia totalmente nacional e é uma das principais responsáveis pelo processo de transição tecnológica em curso no país. Hospitais e clínicas que utilizam um processo analógico, baseado em filmes médicos especiais em seus processos de exames diagnósticos, passam a utilizar tecnologia digital. A empresa também é pioneira no país no oferecimento desta tecnologia na modalidade SaaS (software como serviço), em que os clientes pagam pelo produto conforme a sua utilização.

 

“Os principais benefícios para os clientes são percebidos na redução de custos dos filmes médicos convencionais – que podem ser eliminados em quase todo processo de atendimento médico – bem como no ganho na qualidade do diagnóstico, em que o médico ganha uma ferramenta de suporte para auxiliar o processo”, Fernando Peixoto, CEO e sócio da Pixeon. A tecnologia permite diminuir em até 80% a necessidade de impressão de exames em filmes especiais e agiliza o fluxo de trabalho e encaminhamento das imagens médicas em uma instituição.

Com o aporte da Intel Capital, a Pixeon trabalhará na ampliação do departamento comercial, que passa a contar com o dobro de profissionais atuando na prospecção de novos negócios e gerenciamento dos contratos atuais; na expansão dos negócios para a América Latina; e na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado, como uma nova geração do PACS Aurora, seu principal produto, e tecnologias para visualização 3D.

A Intel Capital passa a ser acionista minoritária da Pixeon. Claudia Goulart, ex-CEO da GE Heathcare na América Latina, passa a fazer parte do conselho administrativo, na posição de conselheira independente. Goulart, que acumula oito anos de experiência no mercado latino americano de healthcare, trará para a Pixeon visão estratégica para ampliar os negócios da empresa, em especial em outros mercados latino-americanos. As demais cadeiras do conselho serão ocupados pelos representantes dos sócios majoritários da empresa, Fernando Peixoto e Iomani Engelmann, e por um representante da Intel Capital.

“Nós pensávamos em buscar investidores em 2012, mas há cerca de seis meses fomos procurados pela Intel Capital. O processo de análise e negociação durou cerca de seis meses, capitaneado pelo sócio e diretor de negócios, Iomani Engelmann”, conta Fernando Peixoto. “Receber o aval de um investidor como a Intel Capital chancela o nosso trabalho sob a perspectiva da qualidade da tecnologia e do negócio da empresa. Além disso, a aliança potencializa uma tecnologia promissora em um mercado que exige inovação constante”, analisa.

 

“A tecnologia da Pixeon representa uma oportunidade para os mais de 7.500 hospitais e sete mil clínicas diagnósticas do Brasil adotarem soluções inovadoras para este segmento” disse David Thomas, Diretor Executivo da Intel Capital para a América Latina. “Este investimento é bastante estratégico para a Intel, pois acreditamos que a adoção de tecnologias avançadas de processamento de imagem levará o segmento de saúde a investir mais em infraestrutura de TI, agilizando seus processos internos e garantindo melhor qualidade de atendimento e diagnóstico”, completa Thomas.

Sobre a Pixeon

Especializada em pesquisa e desenvolvimento de soluções para o setor de diagnóstico médico por imagem, a Pixeon atende a hospitais e clínicas de todas as regiões do Brasil - alguns destes estabelecimentos são considerados referência na área de saúde no país. Sediada em Florianópolis (SC) atende a empresas nacionais de pequeno, médio e grande porte localizadas em todas as cinco regiões brasileiras. Hoje, possui mais de 150 bases de PACS instaladas. Com o PACS Aurora é possível digitalizar, armazenar e transmitir imagens geradas em qualquer equipamento de diagnóstico. Composto por diferentes módulos, oferece componentes que atuam desde a captação, armazenamento e manipulação de exames, até a interpretação, gestão, compartilhamento, comparação de laudos, reconstrução de imagens em duas ou três dimensões (2D ou 3D), compartilhamento entre computadores de uma mesma rede e pela Internet, além de gerenciador de gravação em CDS e DVDs.

Sobre a Intel Capital

A Intel Capital, a organização de investimentos estratégicos da Intel, concentra seus investimentos em novas empresas que busquem a inovação tecnológica em todo o mundo. A Intel Capital investe em uma ampla gama de empresas que ofereçam hardware, software e serviços para os segmentos empresarial, doméstico, mobilidade, saúde, Internet, manufatura de semicondutores e tecnologias limpas. Desde 1991, a Intel Capital já investiu mais de USD 10 bilhões em mais de 1140 empresas em 51 países. Nesse período, 191 empresas do portfólio tornaram-se públicas em várias bolsas de valores de todo o mundo e 268 foram adquiridas ou participaram de fusões. Em 2010 a Intel Capital investiu cerca de USD 327 milhões em 119 investimentos, com aproximadamente 44 por cento da verba sendo investida fora dos Estados Unidos e Canadá. Para mais informações sobre a Intel Capital e suas vantagens diferenciadas, favor visitar www.intelcapital.com.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br.

Siga a Intel no Twitter: www.twitter.com/intelbrasil

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.

Comments

Filter News Archive

By date:
By tag: