A Nova Suíte de IA da Intel Ajuda Clientes a Criar Assistentes de IA com Agilidade

Blue graphic promoting Intels New AI Assistant Builder with a grid background. Features a stylized microchip icon labeled AI on the left. Geometric design elements throughout.

Com o Intel AI Assistant Builder, a Acer precisou de apenas três dias para desenvolver um assistente de vendas como prova de conceito.

O que diferencia um PC com IA de um PC comum?

A nova geração de PCs, lançada em dezembro de 2023 com a família de processadores Intel® Core™ Ultra, combina a potência da CPU (unidade central de processamento), GPU (unidade de processamento gráfico) e NPU (unidade de processamento neural) para melhorar produtividade, criatividade, jogos, entretenimento, segurança e muito mais.

No entanto, um hardware poderoso capaz de rodar cargas de trabalho de inteligência artificial (IA) modernas é apenas parte do que define um PC com IA. A grande oportunidade para a indústria de PCs está no desenvolvimento de novos softwares de IA e experiências inovadoras que aproveitem ao máximo essa tecnologia.

O próximo grande passo para os PCs com IA é encontrar formas rápidas e eficientes de criar assistentes inteligentes que auxiliem nas tarefas do dia a dia.

Na CES Las Vegas, em janeiro, a Intel apresentou o Intel® AI Assistant Builder (codinome Project SuperBuilder), uma solução prática que permite que fabricantes de computadores e desenvolvedores de software criem assistentes de IA personalizados para qualquer necessidade em apenas alguns minutos.

O AI Assistant Builder elimina a complexidade da criação desses modelos, reduzindo o processo a três passos simples: escolha um modelo de assistente de IA pronto para uso, baixe e instale e execute o programa.

Estamos oferecendo à indústria as ferramentas essenciais para criar seus próprios conteúdos baseados em IA. Isso permite que nossos clientes reduzam o tempo de desenvolvimento e acelerem o lançamento de suas soluções inteligentes.”. Exeplica Olena Zhu, engenheira principal sênior do Client Computing Group da Intel.

Como funciona:

  • O aplicativo possui uma janela de chat, onde os usuários podem fazer perguntas e enviar ou excluir documentos em diversos formatos, incluindo PDFs, planilhas, apresentações e arquivos de texto.
  • Cada vez que o usuário faz uma pergunta, o assistente de IA responde com base na consulta, aprendendo com o histórico da conversa, documentos relacionados e o conhecimento embutido no modelo de linguagem avançado (LLM).
  • A ferramenta também conta com recursos avançados de segurança em IA incluindo filtros contra linguagem inadequada e um sistema de segurança adicional, que orienta o modelo a fornecer respostas seguras e imparciais.
  • Além disso, o AI Assistant Builder oferece um conjunto cada vez maior de funcionalidades avançadas, permitindo que os usuários escolham e personalizem seu próprio assistente de IA conforme suas necessidades.

Os principais parceiros da Intel já estão utilizando o AI Assistant Builder para criar modelos personalizados para demandas específicas:

  • Acer criou um assistente de vendas baseado em IA como prova de conceito (POC), integrando sua tecnologia de visão por câmera em apenas três dias.
  • Na Coreia do Sul, a Intel e a Samsung Electronics lançaram um chatbot de IA generativa na livraria Kyobo que funciona diretamente no dispositivo — sem depender da nuvem. Ele utiliza modelos de linguagem avançados (LLMs) para ajudar os clientes a buscar livros e receber informações personalizadas.
  • Asus aproveitou a tecnologia da Intel para desenvolver um assistente de perguntas e respostas técnico, voltado para seus clientes da linha NUC.

AI Assistant Builder acelera a nova era dos assistentes de IA

A criação de assistentes de IA do zero é um processo que pode levar semanas ou até meses, exigindo conhecimento aprofundado em programação e inteligência artificial.

Poucos meses após sua concepção, o AI Assistant Builder já estava sendo utilizado por fabricantes de PCs e desenvolvedores de software independentes em todo o mundo. Com a evolução das plataformas de AI PC, cada vez mais empresas estão buscando parcerias com a Intel.

“Esses assistentes de IA são alimentados por modelos de linguagem avançados (LLMs), geração aumentada por recuperação (RAG) e outros componentes otimizados para desempenho e precisão, quando executados em AI PCs com CPUs, GPUs e NPUs da Intel”, explicou Olena Zhu, engenheira principal sênior no Client Computing Group da Intel.

“Além de LLMs otimizados para diferentes segmentos, cada setor tem seus próprios fluxos de trabalho e requisitos específicos. Na Intel, também trabalhamos junto aos nossos clientes para personalizar workflows e recursos de IA de acordo com suas necessidades”, acrescentou Zhu.

Imagem 1: A Dra. Olena Zhu é engenheira principal sênior e arquiteta de soluções de IA no Client Computing Group da Intel. “Estamos oferecendo à indústria os blocos de construção necessários para criar seu próprio conteúdo centrado em IA”, diz Zhu. (Crédito: Intel Corporation)

Imagem 2: Na CES 2025, Jim Johnson, vice-presidente sênior e líder interino do Client Computing Group da Intel, apresenta o Intel AI Assistant Builder. O software permite a criação de assistentes de IA personalizados para auxiliar em tarefas rotineiras do dia a dia. (Crédito: Intel Corporation)

Imagem 3: O Acer Swift 14 AI é o novo AI PC da Acer, equipado com processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2) e bateria com autonomia de até 29 horas. (Crédito: Acer Inc.)

O AI Assistant Builder pode ser executado em qualquer AI PC com tecnologia Intel que atenda a requisitos mínimos de hardware. No mínimo, é necessário um PC com processador Intel® Core™ Ultra (Série 1), 16 GB de RAM e gráficos integrados Intel®. (Em setembro, a Intel lançou os processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2)), que oferecem um aumento de 3x no desempenho de IA e até 50% menos consumo de energia em comparação com seu antecessor.

Zhu destaca outro benefício essencial do software: ele roda inteiramente no dispositivo, sem necessidade de conexão com a nuvem para processar consultas (é necessário acesso à internet apenas para o download inicial do kit de ferramentas).

“Ao executar assistentes de IA localmente em seus AI PCs, em vez de depender de instâncias baseadas na nuvem, os usuários ganham mais tranquilidade e controle total sobre a segurança de seus dados pessoais”, explicou Zhu.

Nas Mãos dos Principais Clientes

Zhu e sua equipe estavam à frente do mercado ao preverem a necessidade de uma ferramenta ágil e intuitiva para dar vida aos AI PCs. Em fevereiro de 2024, eles esboçaram o primeiro conceito do Intel AI Assistant Builder.

Apenas cinco meses depois, em junho, o time já tinha um protótipo funcional pronto para os clientes.

A Intel oferece o software gratuitamente para seus principais clientes, juntamente com consultoria técnica e recursos de engenharia.

Uma Solução Inteligente com Câmera em Apenas 3 Dias

A Acer desenvolveu um POC (prova de conceito) para um assistente de vendas online baseado em câmera em apenas três dias, utilizando o Intel AI Assistant Builder.

Com a tecnologia de visão computacional da Acer, o assistente pode reconhecer objetos durante videoconferências e fornecer informações sobre os produtos exibidos no vídeo.

A solução aprende as características dos produtos por meio de mecanismos RAG integrados ao Intel AI Assistant Builder. Os clientes da Acer podem utilizar essa funcionalidade em seus AI PCs equipados com processadores Intel Core Ultra.

(O Acer Swift 14 AI é um dos novos AI PCs da Acer, equipado com processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2) e uma bateria de até 29 horas de duração.)

“Com o Intel AI Assistant Builder, mais desenvolvedores podem criar seus próprios assistentes de IA. Estamos empolgados com as novas possibilidades, especialmente ao integrar a tecnologia de visão computacional da Acer”, afirmou Mark Yang, vice-presidente associado de Tecnologia de Software de Computação da Acer Inc.

“A Acer continuará fortalecendo sua parceria de longa data com a Intel, ajudando os clientes a habilitarem essas aplicações por meio de soluções combinadas de hardware e software.”