Intel e IP Extreme criam solução que reduz em 80% a criminalidade de farmacêutica

Abstract digital landscape with interconnected glowing blue lines and nodes on a dark background. The composition resembles a network or technological grid, featuring dynamic waves and particles, creating a futuristic or sci-fi atmosphere.

Abstract futuristic, Molecule technology with polygonal pattern with mesh lines and bokeh on dark blue background. Vector molecular and dna structure design. Illustration technology, science concept

Solução que utiliza de monitoramento de vídeo e IA pode ser adaptada para qualquer tipo de estabelecimento

Intel e IP Extreme – desenvolvedora de software voltada para segurança, criaram uma solução de monitoramento de vídeo com Inteligência Artificial (IA) que identifica ações suspeitas de assalto. Intitulado IPXAnalytics, o software está sendo implementado em mais de 35 lojas de uma grande rede de drogaria e apresenta redução de 80% de criminalidade nos primeiros 7 meses de operação.

O software se conecta à câmera e faz análises que ajudam a detectar movimentos classificados como suspeitos – o que pode ser customizado caso a caso, a depender do tipo de estabelecimento. Para a instalação do IPXAnalytics, não é necessário a troca do sistema de câmeras de segurança, basta fazer a instalação do software no computador ligado às câmeras.

“O uso da câmera nesses casos é muito positivo e rápido. A partir do momento em que determinamos junto ao cliente um indicador a ser monitorado, a câmera simplesmente precisa estar apontada para o local desejado, conectada na rede e o resto do trabalho é feito pelos algoritmos de IA. Essa solução pode ser implementada e customizada em qualquer tipo de estabelecimento, bem como em locais públicos”

–Everton Soares Manso, CEO da IP Extreme

Em caso de identificação de ações suspeitas dentro de algum estabelecimento, uma notificação de alerta é enviada pelo sistema para o posto de controle da rede de farmácias, que avaliam se o caso se trata de uma situação de perigo. O alerta das unidades é acionado em situações em que: haja anormalidade no uso dos caixas, detecção de armas ou uso de capacete de moto no estabelecimento, prateleiras de produtos vazias, análise de roupas e acessórios, entre outras.

O IPXAnalytics utiliza de IA para analisar as imagens dos circuitos de segurança e identificar ações determinadas pelo usuário através do o kit de ferramentas Intel® Distribution of OpenVINO™ - plataforma opensource de otimização da performance de inferência de redes neurais, que otimiza a solução. “Em outras palavras, o OpenVINO é uma ferramenta que otimiza a inferência de modelos de inteligência artificial. Isso possibilita uma maior performance, trazendo maior número de imagens para serem analisadas. Grande parte dos modelos podem ser otimizados, desde identificação de problemas na parte da indústria até detecção de câncer em pacientes” explica Pietro Colloca, especialista em aplicações da Intel Brasil.

Somente em São Paulo, o total de roubos passou de 16.722 registros para 19.215 em abril deste ano. Já os furtos em geral passaram de 32.479 ocorrências para 44.760, gerando um aumento de mais de 37%, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.  Tecnologias como essa são opções para ajudar a diminuir a criminalidade e aumenta as chances de detecção dos infratores, segundo Colloca:

“Soluções como essa chegam para auxiliar a segurança privada, mas também podem, e devem, ser estudadas pelos governos para serem adaptadas pelas cidades. Estamos levando o que tem de mais moderno em inteligência artificial com o sistema OpenVINO™ da Intel e o IPXAnalytics da IP Extreme para o mercado de segurança. Em um mundo cada vez mais centrado em dados, a segurança ganha cada vez mais força”.

Até o momento, o IPXAnalytics está ativo em 35 unidades da rede de drogaria, foram selecionadas para implementação as unidades com histórico de tentativas de assaltos mais frequentes, com uma média de 20 assaltos por mês. Após a implementação da solução, foi apurado uma redução de 80% de criminalidade. Após 1 ano de uso, o número de assaltos a farmácias com a tecnologia é próximo de zero. Com o sucesso da solução, ela está em expansão em mais lojas e em outros tipos de varejo.