Intel irá impulsionar grande ciclo de atualização de PCs com nova segurança baseada em silício
As empresas podem mover seus computadores para o mundo do PC com IA enquanto se defendem com confiança de ataques cibernéticos com a plataforma Intel vPro Security atualizada.
Aqui está uma previsão para 2025: milhões de usuários de PCs empresariais receberão novos notebooks ou desktops. Espera-se que este ano civil seja um dos maiores ciclos de atualização de computadores da história recente, ainda maior do que em 2020, impulsionado por requisitos de trabalho e aprendizado remotos por conta da COVID-19.
Uma tríade de forças do mercado chegou:
- Em outubro, a Microsoft encerrará as atualizações de segurança e o suporte técnico para o Windows 10. Estima-se que 450 milhões de usuários têm computadores muito antigos para atualizar para o Windows 11 e precisarão de novos PCs para permanecerem atualizados..
- O advento do PC de IA está impulsionando novas ferramentas de software e produtividade que se apoiarão na inteligência artificial integrada às máqui nas de trabalho. PCs com processadores novos Intel® Core™ Ultra preencherão muitos desses requisitos.
- E com a enorme paralisação de CrowdStrike de 2024 ainda fresca em mente, muitas organizações atualizarão para incorporar uma defesa mais forte contra os ataques debilitantes em seus sistemas.
A enorme atualização a caminho significa que profissionais de tecnologia da informação (TI) em empresas de todos os tamanhos buscarão uma plataforma que lhes permita gerenciar remotamente alguns PCs para dezenas de milhares de unidades enquanto implementam a mais alta segurança e privacidade possíveis.
Preparada para esta tempestade perfeita, a Intel anunciou na CES que os mais potentes processadores de PC de IA do mercado1, Intel® Core™ Ultra série 200V, batizados como Lunar Lake, estão prontos para o local de trabalho com umaplataforma de Intel vPro® totalmente nova. Equipado com segurança aprimorada e gerenciamento estável, o Intel vPro, combinado com Intel Core Ultra é essencial para as empresas. É também o primeiro processador da Intel com o Microsoft Copilot+PC. E mais recursos de Copilot+, como Recall, Click to Do e Cocreator serão habilitados em dispositivos com tecnologia Intel em breve.
Mais: Intel na CES 2025 (Press Kit)
“Uma das razões pelas quais nossos clientes estão tão interessados em mudar para o Windows 11 é porque é o Windows mais seguro de todos os tempos, e isso começa com o silício da Intel”, disse Jennifer Firewall, Gerente Geral de Segmentos de Clientes Comerciais do Grupo de Computação de clientes da Intel. “Os líderes de TI estão fazendo tudo o que podem para proteger seus negócios de serem a próxima manchete”. Só o software de segurança já não é suficiente; silício importa mais do que nunca.
A Intel introduziu pela primeira vez a plataforma vPro em 2006 como parte da família de processadores Core 2 Duo em computadores desktop de nível comercial. Essa versão inicial se concentrou principalmente no gerenciamento remoto de computadores.
“Com quase duas décadas de inovação contínua, a vPro chegou muito longe daquele momento de 2006 porque estamos ouvindo nossos clientes e inovando para ficar à frente das ameaças para garantir que nossas plataformas sejam construídas para os negócios”, disse Larson.
Hoje, Intel vPro se integra perfeitamente a qualquer sistema empresarial e pode ser dimensionado para centenas ou milhares de dispositivos. A plataforma ajuda os departamentos de TI a reduzir os reparos de PCs no local, consertando e diagnosticando problemas de computador remotamente, mesmo que um dispositivo esteja desligado, tenha uma tela azul de parada de erro ou o usuário não esteja presente2.
Um estudo encomendado pela Intel em 2024 com a Forrester pesquisou 500 clientes para medir o impacto econômico total de ter uma plataforma Intel vPro em um sistema empresarial. Constatou um retorno de até 213% sobre o investimento (ROI) ao longo de três anos, uma redução de até 90% nas visitas ao hardware no local e até 65% menos tempo gasto no gerenciamento de dispositivos 3.
Lições da paralisação de CrowdStrike de 2024
Em julho de 2024, uma atualização de software defeituosa lançada pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike causou um efeito dominó enorme, que caiu em cerca de 8,5 milhões de dispositivos Windows em todo o mundo. Sistemas críticos em todos os setores, incluindo saúde, finanças, governo, educação e transporte caíram. Muitas equipes de TI tiveram que remover manualmente o arquivo corrompido. Isso significa que eles tiveram que tocar fisicamente todos os computadores, seja em aeroportos ou salas cirúrgicas hospitalares ao redor do mundo, para levá-los de volta ao funcionamento. Em muitos casos, levou dias.
A equipe vPro da Intel sabia que os clientes estavam em pânico. No primeiro dia, os engenheiros da Intel trabalharam com a CrowdStrike para gravar e enviar rapidamente um guia de “como fazer” no vPro e entraram em contato com os clientes para orientá-los nas etapas para fazer login remoto em dispositivos e corrigir a interrupção.
Empresas dos setores de companhias aéreas, seguros, assistência médica, gestão financeira, varejo e setores jurídicos creditam Intel vPro por fazê-los subir e operar em questão de horas após a paralisação da CrowdStrike, enquanto seus concorrentes estavam fora por dias.
O BLG, o maior escritório de advocacia do Canadá, disse o seguinte sobre a vPro: “Durante o evento CrowdStrike em julho de 2024, o EMA (assistência de gerenciamento de equipamentos, ou vPro) foi uma ferramenta essencial de gerenciamento de incidentes. Assim que identificamos as estações de trabalho afetadas, a equipe de suporte se conectou remotamente, resolveu o problema e eliminou ou minimizou o tempo de inatividade do usuário. Intel EMA é uma ferramenta valiosa em nossa caixa de ferramentas de suporte.”
Banorte, o maior banco do México, também foi derrubado na paralisação. “Graças à capacidade da Intel EMA e da plataforma Intel vPro de gerenciar dispositivos remotamente, tivemos uma solução imediata para resolver eficientemente o incidente do antivírus CrowdStrike sem a necessidade de enviar técnicos no local”, disse Miguel Angel Rodriguez Sanchez, gerente de Infraestrutura e Suporte ao Cliente do Grupo Financieroo Banorte.
A paralisação enfatizou a necessidade de estratégias de segurança diversificadas e um plano robusto de recuperação de desastres, e destacou o risco de depender de um único fornecedor para soluções de segurança críticas.
“Ouvir nossos clientes sobre o sucesso que eles foram capazes de encontrar para remediar rapidamente e sem tocar fisicamente o dispositivo é exatamente para o que Intel vPro foi construído”, disse Larson. “Essas são as coisas que estamos tentando realizar para nossos clientes quando oferecemos uma plataforma criada para negócios.”
PCs de IA desenvolvidos para empresas
A nova plataforma Intel vPro traz atualizações maciças para os dois recursos mais importantes que os gerentes de TI estão procurando em todas as suas frotas de computadores: segurança e privacidade.
A plataforma Intel vPro atualizada tem a segurança mais abrangente até agora, integrada diretamente no hardware do silício. Eis o motivo de ser um divisor de águas:
Segurança integrada: em vez de depender exclusivamente de software para proteger contra ameaças, a segurança assistida por hardware torna mais difícil para os invasores cibernéticos ignorar ou desativar medidas de proteção.
Eficiência: operações de segurança são mais rápidas em comparação com soluções baseadas em software. Isso pode ajudar a detectar e mitigar rapidamente ameaças sem afetar significativamente o desempenho do sistema.
Proteção avançada: Intel vPro Segurança pode isolar operações e dados confidenciais ao processador, dificultando o acesso de softwares maliciosos. É a primeira vez que um sistema de segurança assistido por hardware é validado pela estrutura da MITRE ATT&CK, o que significa que foi testado e comprovado para proteger contra mais de 150 técnicas de ataque cibernético do mundo real4.
Flexibilidade: um novo Intel® Partner Security Engine, um mecanismo de segurança dedicado e isolado, pode executar firmware de terceiros, como o Microsoft Pluton, para ajudar a proteger dados confidenciais.
Em versões anteriores do vPro, os clientes precisavam passar por 24 etapas para obter a ativação completa do conjunto de ferramentas. Isso foi reduzido para seis etapas, e as empresas não precisam mais de sua própria infraestrutura de servidor em nuvem.
“À medida que ouvíamos os clientes e caminhávamos ao lado deles ajudando com sua ativação, percebemos que tínhamos algum trabalho a fazer”, disse Larson. “Nosso objetivo era tornar a ativação o mais simples possível para que, se e quando outra interrupção, como a de julho tivesse acontecido, nossos clientes estejam protegidos com nossos recursos fora de banda e capazes de remediar sem tocar fisicamente um dispositivo.”
Intel vPro será lançado este mês com mais de 10 fabricantes globais de equipamentos originais (OEMs), incluindo Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, LG, MSI e Samsung em mais de 30 projetos de computadores comerciais.
1 Refere-se aos processadores móveis Intel Core Ultra Série 2, baseados em extensas capacidades e experiências de IA, ampla compatibilidade, arquitetura exclusiva e desempenho impressionante que se combinam para oferecer o PC de IA mais capaz, inclusive em comparação com processadores de concorrência (em agosto de 2024). Recursos de IA podem exigir requisitos adicionais de compra ou de compatibilidade específicos. Consulte intel.com/performanceindex para obter detalhes. Os resultados podem variar.
2 O gerenciamento remoto requer uma conexão de rede; deve ser uma rede conhecida para gerenciamento Wi-Fi fora de banda. Consulte https://www.intel.com/Performance-vProIndex para obter detalhes. Os resultados podem variar.
3 Com base em “O Impacto™ Econômico Total da Plataforma de Intel vPro®”, um estudo encomendado pela Forrester Consulting, de janeiro de 2024, que pesquisou 500 MDMs de TI em empresas de todo o mundo que usam Intel vPro®, incluindo EUA, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Austrália, China, Índia e Japão. Para as descobertas do estudo, a Forrester agregou os dados e experiências dos entrevistados em uma organização composta com uma receita anual de US$ 1 bilhão por ano e 10.000 funcionários. Leia o relatório completo na https://www.intel.com/content/www/br/pt/business/enterprise-computers/resources/vpro-platform-tei-case-study.html
4 de dezembro de 2024, com base no relatório e blog de dados do MITRE. Consulte intel.com/performance-vpro para obter detalhes. Os resultados podem variar.