Com tecnologia Intel, grupo Uol amenta em quase 20 vezes a capacidade de conectividade
Modernização do ambiente de cloud do grupo leva maior facilidade na administração, redução de custos e gera maior eficiência na operação de mais de 2 mil pessoas diariamente
Com apoio da Intel, o UOL CS (Portal de Notícias e Serviços) - maior portal de língua portuguesa do mundo, introduziu as mais recentes tecnologias no parque de servidores da Cloud. Entre as melhorias com a adoção das novas tecnologias de nuvem, estão eficiência operacional para o time de infraestrutura, menor custo com manutenção, aumento de 19 vezes da capacidade de conectividade interna dos ambientes e maior segurança na nuvem para os profissionais e clientes do grupo UOL.
Para a adoção da Cloud nos ambientes do grupo, a Intel forneceu as CPUs Intel® Xeon® Ice Lake que melhora a performance e a velocidade do sistema, Discos Intel® Optane™ SSD DC P5800x que oferece o desempenho necessário para suportar suas cargas de trabalho com uso intenso de dados mais exigentes, e o Intel® Data Center Persistent Memory Module (DCPMM) que permite que a redução de latência seja alcançada ao permitir que os dados de aplicativos principais sejam armazenados como informações não voláteis; oferecendo compatibilidade com a largura de banda para grandes bancos de dados em memória.
“Com essa parceria, o UOL conseguirá atingir aumento de capacidade computacional em 58% e uma redução de 78% na quantidade de servidores físicos para virtualização, gerando maior qualidade e otimização nos processos dos profissionais do grupo, além de reduzir a emissão de CO2 em 97% através do menor consumo de energia e refrigeração, o que vai de encontro com as metas 2030 da Intel de criar um futuro mais sustentável, possibilitado por meio de nossa tecnologia”
As novas tecnologias permitem automação para criação de novos ambientes virtuais, trazendo ainda:
- Redução de 6 dias úteis para 7 minutos na criação de um ambiente virtual;
- Menor time to market para novos produtos do UOL;
- Agilidade operacional com envolvimento de menos times na gestão do ambiente;
- Adoção da tecnologia de Container para ambientes OnPremises;
- Autonomia das áreas clientes para criação de novos ambientes através de painéis de autosserviço.
“A adoção de tecnologias inovadoras, resilientes e performáticas, faz parte da estratégia do Universo Online para se manter como o principal portal de língua portuguesa do mundo, entregando conteúdo em diversos formatos de forma imediata para o internauta, além de produtos e serviços aderentes a necessidade dos nossos clientes. Nossa parceria com a Intel é fundamental parar criarmos um universo mais sustentável e superarmos os desafios encontrados durante nossa jornada digital”, ressalta Carlos Eduardo Costa Oliveira, Gerente Geral de Implantação e Operações da UOL, que completa:
Os ambientes tradicionais de TI ainda predominam no mercado brasileiro, mas a transição para a nuvem está acontecendo, acompanhando uma tendência mundial e irreversível. De acordo com o IDC 83% das empresas brasileiras ainda possuem datacenter próprio, mas muitas dessas empresas já estão também testando modelos na nuvem (33% nuvem pública, 31% nuvem privada on-premise e 27% nuvem privada hospedada no provedor).
Segundo a Gartner, estima-se que 75% dos dados sejam gerados fora de data centers até 2025. Com o aumento do trabalho remoto e a aceleração da transformação digital em diversos setores devido a pandemia, a tendência é que esse número aumente ainda mais.
Este cenário exigiu uma adaptação urgente para as empresas e trouxe a necessidade de investir em infraestrutura para lidar com o momento atual, mas sem deixar de lado a transformação digital, as inovações e as tendências do mercado, sendo ainda mais importante serviços de alta qualidade e suportes às demandas das empresas.
Para auxiliar nesse novo cenário, a Intel lançou o programa Intel® Partner Alliance (IPA) em 2020, que foca em incentivar as conexões entre parceiros existentes da Intel e com novos clientes, gerando a transformação digital em todo o ecossistema, como conta Pesiguelo:
“Costumamos dizer que na Intel, nossa estratégia é impulsionar a inovação e ser uma parte ainda maior do sucesso dos nossos clientes em um mundo cada vez mais dependente de dados. A parceria com o Uol é um exemplo de como podemos ajudar os parceiros a se inovarem cada vez mais e otimizarem seus negócios com tecnologia.” conclui.