Com o fim do suporte ao Windows 10, a Intel traça o caminho seguro para o Windows 11 e a era do AI PC na América Latina
A Intel apresenta uma rota segura e pronta para a IA rumo ao Windows 11, com as plataformas Intel® Core™ Ultra e Intel vPro®, apoiada por iniciativas de canal e conteúdos para impulsionar a modernização regional
São Paulo, 07 de outubro de 2025 - Com o fim do suporte ao Windows 10 previsto para 14 de outubro de 2025, a Intel convida empresas e usuários da América Latina a modernizarem seus PCs com Windows 11 e a aproveitarem a nova geração da inteligência artificial. A partir dessa data, os dispositivos que permanecerem no Windows 10 deixarão de receber atualizações de segurança, aumentando os riscos operacionais e os custos de suporte.
Na América Latina, o desafio é significativo. Segundo estimativas da Intel, aproximadamente 62,2 milhões de dispositivos na região não são elegíveis para a atualização ao Windows 11. A maior parte dessa base instalada teve seu último grande ciclo de compra há cinco anos, e, a partir do terceiro ano de uso, os equipamentos passam a enfrentar maior incidência de falhas de segurança, desempenho, compatibilidade e consumo de energia. Adiar a renovação aumenta os riscos e limita a adoção de novas experiências de computação.
“Esta não é uma mudança cosmética; trata-se de gestão de risco e produtividade. Com o fim do suporte ao Windows 10, a região precisa agir agora para proteger dados, garantir continuidade e habilitar a próxima onda de experiências com inteligência artificial no dispositivo”, afirmou Mariela Lucchesi, diretora regional de marketing para a América Latina na Intel.
Pesquisas recentes mostram que 80% das organizações aceleraram seus ciclos de renovação de PCs; mais da metade já iniciou a implementação de PCs com capacidades de IA, incluindo ChatGPT, Microsoft Copilot e ferramentas de geração de código assistida. Apenas entre 7% e 12% das empresas declararam não ter planos imediatos. A renovação dos PCs não apenas mitiga riscos, mas também habilita as capacidades que os negócios demandam.

Formas como as organizações estão disponibilizando ferramentas de IA aos usuários finais.
(Inserção recomendada: meia página, orientação horizontal. Alt-text: “Gráfico de barras mostrando o percentual de organizações que já utilizam, planejam utilizar ou não planejam utilizar diferentes ferramentas de IA; destacam-se ChatGPT/Copilot com 74% de uso atual.”)
A oportunidade: modernizar e avançar para a era do AI PC
A proposta da Intel para este ciclo de renovação combina segurança de plataforma, desempenho de IA no endpoint e eficiência energética. As novas famílias Intel® Core™ Ultra integram CPU e GPU de última geração, além de uma NPU dedicada para acelerar cargas de trabalho de IA locais - assistentes, criação e colaboração - com benefícios em privacidade, autonomia e custo total de propriedade (TCO).
Essa abordagem é complementada pela Intel vPro®, que oferece estabilidade, gerenciamento remoto e diretrizes comerciais desenhadas para implantações em escala com Windows 11. Além disso, o ecossistema já conta com mais de 300 aplicativos otimizados para PCs com Intel e prontos para IA, facilitando a adoção em ambientes profissionais e criativos.
“A atualização para o Windows 11 em plataformas Intel® Core™ Ultra com Intel vPro® oferece segurança baseada em hardware, capacidade de gerenciamento para frotas e o desempenho de IA que as equipes de hoje exigem”
Mariela Lucchesi, diretora regional de marketing para a América Latina na Intel.
Para parceiros, integradores e áreas de TI, a Intel disponibiliza materiais específicos de habilitação de PC Refresh - incluindo mensagens, guias técnicas e ativações - para planejar e executar a migração de forma organizada e dentro do prazo. No nível de marketing cooperado, está prevista um investimento superior a US$ 2 milhões em 2025 para estimular a demanda e apoiar o canal na América Latina.
Recomenda-se auditar a base instalada, priorizar por criticidade e antiguidade, realizar a modernização em ondas e utilizar qualquer extensão de segurança apenas como ponte temporária, não como estratégia de longo prazo.
Atualizar para o Windows 11 com Intel® Core™ Ultra e Intel vPro® permite que empresas e usuários antecipem riscos de segurança, otimizem o desempenho e adotem a próxima geração de experiências de IA - mais pessoais, privadas e eficientes.