Cartão postal da Intel Tech Tour Arizona: o líder do Intel Data Center Group, Kevork Kechichian, mostra o Xeon 6+

Kevork Kechichian, vice-presidente executivo e gerente geral do Data Center Group, segura um wafer da Clearwater Forest no Intel Tech Tour no Arizona, EUA.

Clearwater Forest é o primeiro processador de servidor baseado em 18A da Intel. Tem previsão de lançamento no primeiro semestre de 2026.

Para: Clientes e parceiros da Intel

De: Intel Tech Tour no Arizona, EUA

No Intel Tech Tour 2025 – o primeiro realizado nos Estados Unidos – mais de 200 mídias globais de tecnologia, analistas e clientes tiveram um primeiro vislumbre do Intel® Xeon® 6+ (codinome Clearwater Forest), o processador de servidor E-core de última geração da Intel em 18A.

Quando for lançado no primeiro semestre de 2026, o Clearwater Forest será o processador de servidor mais eficiente que a empresa já criou, construído no Intel 18A – o nó semicondutor mais avançado que a Intel já desenvolveu.

Adaptado para data centers de hiperescala, provedores de nuvem e empresas de telecomunicações, o Clearwater Forest apresenta até 288 E-cores e 17% mais instruções por ciclo (IPC) em relação ao produto E-core da geração anterior (codinome Sierra Forest), obtendo ganhos consideráveis em densidade, taxa de transferência e eficiência de energia.

"A Clearwater Forest capacita data centers, provedores de nuvem e operadoras de telecomunicações a dimensionar cargas de trabalho com mais eficiência, reduzindo drasticamente o consumo de energia e fornecendo serviços mais inteligentes e responsivos", disse Kevork Kechichian, vice-presidente executivo e gerente geral do Data Center Group. "Além disso, trará um aumento significativo no desempenho das plataformas Xeon atuais, com recursos transformadores para impulsionar ainda mais a competitividade e a inovação no mercado em rápida evolução."